Escola Superior Agrária de Coimbra

A ESAC é uma escola que está integrada no Instituto Politécnico de Coimbra, globalmente orientada para a prossecução dos objetivos do ensino superior politécnico no âmbito das tecnologias, das ciências e engenharias agrárias e afins e do turismo e lazer, competindo-lhe formar profissionais qualificados, com elevado nível de exigência nos aspetos tecnológico, científico, profissional e cultural. 

Um pouco de História

O ensino agrícola em Portugal teve início no reinado de D. Maria II com a criação do Instituto Agrícola e das Escolas Regionais de Agricultura em Lisboa, Évora e Viseu. Esta última foi transferida para Coimbra, ainda em 1852. Em 1864 ocorre a primeira reforma com a divisão em ensino Elementar Agrícola e Ensino Superior. Decorridos 22 anos, a escola de ensino Elementar Agrícola – Escola Regional de Sintra – passou a denominar-se Escola Central de Agricultura; em 1887 é transferida para Coimbra com o nome de Escola Prática Central de Agricultura e instalada nas infraestruturas destinadas à Coudelaria Nacional do Norte (Quinta do Bispo, Quinta do Paul e noutras menores que constituem o atual património da ESAC). Seis anos depois, passa a designar-se Escola Central de Agricultura Morais Soares passando, em 1899, a Escola Nacional de Agricultura, nome que manteve até 1931. Nessa data, com uma profunda reorganização do ensino, passa a designar-se Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra. Esta estrutura foi mantida até à extinção das ERAs e à criação das Escolas Superiores Agrárias, integradas na rede do Ensino Superior Politécnico, com cursos estruturados a nível do ensino superior, conferindo o grau de bacharel. Com as reformas educativas posteriores e a implementação do sistema de Bolonha estas instituições passaram a conferir os graus de Licenciado e Mestre.

Embora de criação recente, a ESAC tem um passado de 125 anos de que se pode orgulhar e um futuro que esperamos vir a estar à altura do seu percurso histórico.

História do Projecto

Escolher Ciência: da Escola à Universidade - edição 2012

O nosso projeto é executável nos biénios 2012/2013 e 2013/2014 e é financiado pela Agência Nacional para a Cultura Científiica e Tecnológica, Ciência Viva.

Nossos Parceiros

São entidades parceiras do nosso projeto, as Escolas:

 Agrupamento de Escolas Coimbra Centro- Jaime Cortesão 
                        Grau de Ensino: Secundário
                        Email: geral@aecoimbracentro.pt - Web: http://www.esec-jaime-cortesao.rcts.pt
                        Contacto na Entidade: Maria Fernanda M. Palrinhas; Email:mfpalrinhas@gmail.com; Tlm:965034669

Escola Secundária com 3º ciclo da Lousã 
                            Grau de Ensino: Secundário
                            Email: eslousa@gmail.com - Web: http://www.esec-lousa.rcts.pt/
                            Contacto na Entidade: Luísa Maria S. Luz Sales; Email:luisales74@gmail.com; Tlm:965245008

Agrupamento de Escolas de Penacova 
                            Grau de Ensino: Secundário
                            Email: diretora.aeaja@gmail.com - Web: www.aepenacova.pt
                            Contacto na Entidade: Margarida Teresa Figueiredo; Email:mtgaff@gmail.com;  Tlm:919484538